24 de abril de 2015

NA COZINHA: Paçoca

Ai, ai, ai! Se tem uma coisa que interior tem de bom, é saber preservar algumas tradições! Principalmente quando elas envolvem algo apetitoso para saborear!
Aqui onde moro, é tradição fazer paçoca antes da sexta feira santa, e mesmo estando bem atrasada, esta é a receita de hoje: Paçoca!!
A que eu vim ensinar possui uma diferença no modo de preparo da qual costumamos fazer, ela é bem mais prática. Digo isto porque vocês irão usar o liquidificador ou processador, e não um pilão gigante de madeira com um soquete gigante de madeira rsrs
É que o povo daqui faz a paçoca artesanal. É super prazeroso? Sim, mas é bem cansativo também. O motivo de ser feita artesanalmente é um certo pretexto para reunir a família, já que é difícil prepara-la sozinho.
O gosto? Não muda em nada, podem ficar tranquilos! E rende demais! Uns 3 a 4 potes daqueles de mantimento médio, por isso se for fazer apenas para sua casa sugiro que faça 1/3 da receita.
Vamos à receita?

  • Vai precisar de:
   1kg de amendoim
   2kg de farinha de mandioca (de preferência uma mais pretinha, já que isso varia de marca para marca)
   1kg de açúcar
   1 colher de sopa de sal

  • Como fazer:
  1. Torre todo o amendoim em uma panela, e depois espere esfriar para tirar a casca. (para isso é só esfregar ele com as duas mãos, "como se estivesse fazendo uma cobra de massa de modelar").
  2. Depois desse processo, acrescente os ingredientes no liquidificador e vá triturando na tecla pulsar até virar uma farinha. O amendoim você acrescenta aos poucos, até para não sobrecarregar o aparelho.

OBS: Se quiser fazer aquela canjica com gosto de amendoim, pegue um pouco da paçoca antes de virar totalmente uma farinha, pois assim sua canjica terá pequenos pedaços de amendoim, e não apenas o gosto dele.

É isso gente, espero que tenham gostado. E quem fizer, por favor, me conta viu?
Tenham um dia abençoado!
Beijos!


Instagram: @thaylainefreitas
Youtube: TFreitas

2 comentários:

  1. Haaaaaaaaam . Amo paçoca. Mas morro de preguiça de fazer. kkkkkkkkkkkkkk. Tá com uma carinha ótima.
    Bjs e bom finde!!
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ter muita paciência mesmo Vaninha kk
      Beijo!

      Excluir