25 de março de 2015

PROJETO BABA BABY: O que é HIIT?

Oi meninas, tudo bom? Desculpa não ter postado, tive um contratempo inesperado.
O post de hoje vai ser bem didático sobre uma espécie de treino: o HIIT.
A sigla HIIT significa  High Intensity Interval Training que traduzido para o nosso português quer dizer Treino Intervalado de Alta Intensidade. Legal Thay, mas o que isso quer dizer realmente?

Quer dizer que você tem que equilibrar (por falta de palavra melhor) um período de alta intensidade (muito esforço físico) com um período de baixa intensidade (pequeno esforço físico) com pequeno intervalos de pausa (break, mas o melhor mesmo é não ter esse intervalo) ou  sem parar durante um determinado tempo.
Isso não significa que você vai pegar o peso mais pesado que tem no seu alcance para praticar, até porque o HIIT nem necessita de equipamento pois é mais utilizado em exercícios aeróbicos. Vamos para um exemplo? O aeróbico mais fácil: corrida/caminhada.

Supondo que você caminhe diariamente durante 30 minutos (tempo de um iniciante por exemplo). Com o HIIT você vai intercalar a caminhada (baixa intensidade) com a corrida (alta intensidade).
A divisão é feita em ciclos de tempo para alternar essas intensidades, você corre 2 minutos e caminha 4 min por exemplo durante esses 30 min (não inclui nesse tempo o alongamento hein.).

O tempo de alta intensidade é sempre menor do que o de baixa intensidade. Esse aumenta, diminui, aumenta, diminui intensidade, requer mais esforço físico por parte do nosso corpo, aumentando o consumo de oxigênio, fazendo o corpo queimar caloria até 24 horas depois de você ter acabado o exercício, além de melhorar a capacidade cardiovascular.
É indicado para quem tem pouco tempo disponível nessa vida corre-corre, para quem quer emagrecer, definir musculatura ou melhorar o condicionamento físico em pouco tempo. É importante ressaltar que o HIIT não deve ser praticado diariamente por causa da sua intensidade, podendo ter resultados negativos, como lesões, ganho excessivo de massa muscular, entre outros.

Existem vários aplicativos de HIIT é só você baixar no celular, ajeitar seu tempo e reservar um lugarzinho na varanda, na sala, na rua ou na academia para se exercitar. Eu uso o Caynax HIIT, é superfácil tem o beep bem alto quando muda a intensidade, enfim, gosto muito dele, mas existem outros. O importante é não ficar parada e  no sofá e dizer sim à saúde e à vida.
Como puderam perceber o post foi bem didático, para explicar melhor o que eu sei sobre esse assunto, espero que tenham entendido direitinho, se não, pode perguntar que eu respondo nos comentários, ou deixa o email de vocês que eu retorno. Estou pensando em gravar alguns exercícios para fazer em casa, o que acham?

Para saber mais não hesite em procurar um profissional de educação física. É sempre necessário ter um apoio profissional.

Fiquem com Deus e até mais!
Beijinhos :*


Instagram: @thaylainefreitas
Youtube: TFreitas

4 comentários:

  1. Quando eu n era noiva eu tinha um treino desse ...gostava bastante!

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    1. Eu gosto muito também!
      Vemos a diferença bem rápido!
      Beijos!

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  2. Thay que legal, já fiz bastante mas não sabia o nome correto..

    Também acho que combinar duas intensidades fazem o corpo queimar muito mais!

    Beijos

    www.biologanadavaidosa.com.br

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    1. Eu também não sabia o nome não Paty, descobri faz pouco tempo!
      A gente sente ele queimando né? Cansa demaaaaaais!
      Beijos!

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